sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Overclock da CPU (AMD)

    Este é um tema um pouco mais complicado, não sou nenhum expert, e recomendo para que caso for realizar um over em seu processador dê uma boa pesquisada antes, veja o tanto que ele aguenta, teste se o cooler é suficiente. Era algo que eu não estava com intenção de fazer, mas achei que ficaria vago e é uma coisa importante para o usuário.
    Bem, como eu falei antes só possuo um PC (fx6300/hd7850/8GB), e a motherboard é uma Gigabyte Ga-970A-UD3 AM3+. Escolhi ela porque eu não estava disposto a gastar muito, mas era crucial que tivesse USB3.0 e aceitasse um leve overclock. Ela é bem simples.
    Para realizar o over no processador, deve-se configurar sua BiOS através do Setup. Serei breve:

    As telas podem variar de acordo com a placa, na GA-970A-UD3 as configurações de clock ficam em "MB Intelligent Tweaker", onde eu mexi apenas 3 opções (a terceira eu esqueci de mostrar): CPU Clock Ratio, System Voltage Control e CPU Voltage Control.
    Vou explicar um pouco as opções que, pra mim, deve-se observar:

  • CPU Clock Ratio: aqui é definido o clock desejado à CPU
  • CPU Host Clock Control: clock ao qual é multiplicado acima, deixei em automático. Eu poderia colocar 220mhz e alcançaria 4400 com x20, porém alteraria o clock da RAM, coisa que eu não desejo.
  • Core Performance Boost: este é o famoso turbo, onde quando a CPU é requisitada ela altera seu clock. Deixei desativado porque nem sempre funciona bem, as vezes oscila demais.
  • NorthBridge freq. e HT Link Frequency: esses são os chatos, os famosos "pente fino do over", há quem diga que não é necessário mais que 2200 mhz em cada, há quem joga esses clocks para o alto. Eu, alterando eles só consigo ganhar instabilidade, então "aprendi" a deixar por conta da placa.
  • PCIE Clock: não quis mexer com esse senhor, há quem diga que elevar tais clocks pode acarretar em queima de placas, perdas de dados e outros danos irreparáveis. Então, de novo, deixa para a placa.
  • Memory Clock e DRAM Configuration: aqui é possível fazer um over nas memórias RAM do pc. Como a RAM é sensível e quase imperceptível ganho de desempenho, eu preferi deixar ela no seu padrão.
  • System voltage control: nessa seção se controla a tensão na placa mãe, note que eu deixei todas as tensões em seu padrão, exceto a CPU Voltage Control (que por gafe minha não está na foto). Dizem que para a CPU você pode aumentar 10% a tensão aplicada nela, por exemplo, se sua CPU tiver a tensão de 1.4v você pode colocar +0.140v nela (se o valor não estiver disponível deve ser colocada um valor a menos, +0.135 por ex.). Agora, pra que fazer isso? É para aguentar o clock. Básico de elétrica: "quanto maior a tensão, menor é a corrente", quando coloca o clock acima da potência normal da CPU, ele terá mais potência, e com mais potência será maior a corrente elétrica nele e isso além de possível mal funcionamento irá elevar a temperatura da cpu. Então se aumenta a tensão, a corrente diminui.

    Nesta janela temos umas opções de tecnologias de CPU para controle de energia, que não é interessante neste caso, além de atrapalhar o over (no caso a tela é Advanced BIOS Features):


  • AMD C1E, C6, Cool&Quiet, APM Master Mode: são tecnologias que quando não é exigido processamento da CPU desliga alguns núcleos, ou suspende, ou reduz a potência, etc. Neste caso com todas essas opções desativadas, a CPU irá trabalhar em potência máxima o tempo inteiro. Para o overclock, a única opção que realmente atrapalha é a C6, porque ela reduz o consumo de energia e neste caso a CPU irá reduzir bem a velocidade. Mas para testar a estabilidade recomendo que deixe trabalhando ao seu máximo.
  • Virtualization: tecnologia para servidores, deixei desativado.
  • CPU Core Control: permite que seja desativado núcleos.
  • One Core Per Compute Unit: este é "o cara", a estrutura nos processadores FX é um tanto quanto complexa, mas, a grosso modo era como se tivesse núcleos físicos (módulos) e núcleos falsos, como o HT no i7 (não confunda com o HT dito mais acima). Cada módulo "possui" 2 núcleos x86. Ou seja, o FX6300 que é dado como six-core possui 3 módulos. Esta opção, força para que cada módulo tenha apenas uma "unidade computacional", e com isso ganhará desempenho em aplicações x86. É um ganho quase certo. Mas aí me pergunta, por que eu desativei? Bem, como o FX6300 é de "6 núcleos", passa a ter apenas 3, o que não é de todo o ruim, para emuladores, jogos mais antigos e outros programas é o suficiente, mas infelizmente para jogos mais recentes é preciso no mínimo 4 núcleos. Creio que para quem tem um FX8300 não terá problemas.
Pronto. Este é o básico do básico sobre overclock, quase um "de mano pra mano", apenas expliquei ao meu modo de ver. Se tiver algo errado, sinta-se à vontade em me corrigir nos comentários. O overclock parece um bicho de 7 cabeças mas não é! A única coisa que se deve fazer é respeitar os limites de seu processador, tenha muitíssima atenção quanto as tensões, se exagerar é adeus! Por isso não custa nada pesquisar sobre seu processador específico.

EXTRA:
Para usuários de processadores FX e Windows 7, há dois updates interessantes KB2645594 e KB2646060 que devem ser instalados em ordem, de acordo com a Microsoft, é para aumentar a compatibilidade com o sistema. Para quem está com preguiça de procurar, fiz o upload de ambos no media fire:

Nenhum comentário:

Postar um comentário