segunda-feira, 28 de março de 2016

Como instalar drivers no Linux

O grande mérito do Linux é o simples fato de que basicamente não há necessidade de instalar drivers, pois a maioria dos dispositivos já são compatíveis nativamente no kernel do sistema. Porém há apenas um caso específico em que é recomendável utilizar drivers proprietários: placas de vídeo da Nvidia.

As placas são sim suportadas por drivers open source, porém a cada nova linha lançada pior fica o suporte e a Nvidia não move uma palha para ajudar, enquanto a AMD está atualmente ajudando o suporte pelo driver open source, ou seja, para essa não é mais necessário drivers proprietário. Mas isso não é o fim da linha, pois esta pelo menos costuma atualizar seus drivers periodicamente, mesmo que muitas vezes há mais regressões do que progresso.

Usar a dash é sempre o caminho mais rápido

Cada distribuição funciona de uma maneira, mas no geral há sempre algum repositório com os drivers para facilitar na instalação. No caso do Ubuntu, já é carregado em seu repositório oficial uma versão estável do driver, basta você abrir "Driver adicionais" pesquisando pela dash do sistema, ou então no painel de Configurações do Sistema e abrir "Programas e atualizações" e lá terá a aba "Drivers adicionais". Basta escolher a versão do driver mais recente disponível e clicar em "Aplicar alterações", ele baixará e instalará automaticamente o driver, após isso basta reiniciar o computador.

O único problema é que como o driver disponível será sempre o último estável no lançamento da versão, pode ser que já esteja datado no momento em que for instalar. Para contornar esse problema há um repositório em que sempre possui o último driver: ppa:graphics-drivers/ppa

Basta você adicionar o repositório no sistema utilizando seu gerenciador de pacotes favorito (falei sobre eles em: Como instalar programas no Linux), ou então copiando a seguinte linha e colando no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa -y && sudo apt-get update

Após adicionado e atualizado, abra "Drivers adicionais" e lá estará o driver mais recente, aplique e reinicie o computador.

Usando o driver mais recente no momento em que escrevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário