quinta-feira, 7 de abril de 2016

Jogos Gratuitos (non-steam)

Aqui vou recomendar alguns poucos "joguinhos" disponíveis no repositório padrão do Ubuntu. Basta abrir seu gerenciador de pacotes, pesquisar e instalar, mais simples impossível.

  • Froggato (side-scroller)

Joguinho bem interessante e muito bem feito, possui uma arte muito boa, daqueles pixel art bem caprichado. A história é bem clichê, você é o Herói e precisa de salvar os coleguinhas, ele é em português então é sem erros. Possui uma jogabilidade bem responsiva, não é dos jogos mais fáceis mas também não chega a ser lá tão desafiador.




Vale citar: Super Tux 2, clone descarado do Super Mario, porém usando o querido mascote Tux, joguinho legal mas não é tão caprichado.

  • Hedgewars (estilo Worms)

Esse jogo é foda, para mim é melhor do que os mais recentes Worms. Ele possui uma jogabilidade muito semelhante ao Worms Armaggedon, principalmente no que se diz às cordas. Tem um modo chamado shoppa em que o único item inicial é a corda, se procurar no youtube verá muito cara viciado. Deixo aqui esse link do trailer ÉPICO do jogo.



Vale citar: A série Worms tem jogos que suportam Linux, basta dar uma olhada na Steam. Há também o Warmux nos repositórios, mesmo estilo mas falta capricho.

  • Minetest (estilo Minecraft)

Joguinho minúsculo, não há muito o que dizer sobre, afinal não sei nem o que dizer sobre o Minecraft, mas para crianças, é um bom "joguinho de Lego". O contra (ou favor) é que ele vem totalmente cru, dependendo da instalação de MODs, não é difícil instalar e o bom é que pode facilmente deixar ao seu modo, basta ir ao site oficial e pesquisar pelas suas -crescentes- comunidades.



Vale citar: Minecraft é oficialmente suportado para o Linux, mas já sabe, não demora a Microsoft cortar o suporte a versão Java. Há também o Terasology, gratuito, porém não está disponível no repositório oficial, precisando de um repositório de terceiro como o PlayDeb (ensinarei mais abaixo).

  • Super Tux Kart (corrida)

Super Tux Kart não deve nada para outros clones do Mario Kart, muitos personagens e muitas pistas. A jogabilidade não difere muito dos outros, seus gráficos são bons. Para quem quer se divertir sem gastar um trocado, é uma boa pedida.



Vale citar: Extreme Tux Racing, esse é um jogo minúsculo em que você controla o pinguim deslizando na neve buscando pegar o máximo de peixes no caminho. Speed Dreams no PlayDeb.

  • Open Arena (fps)

Construído em cima do ioquake3, que é um "clone" do id Tech 3 que por sua vez é o motor do Quake III. Nada mais nada menos que o Quake III open source, nostalgia pura!



Vale citar: Nexuiz, Sauerbraten ambos com jogabilidade bem parecidas com OA, e também o Urban Terror no PlayDeb.

  • Pingus (estilo Lemmings)

Já ouviu falar em Lemmings? Se você jogou nos anos 90 provavelmente sim. Pingus você controla um bando de pinguins em que você deve levá-los até a saída da fase, isso dando comandos a cada um, como cavar, escalar, usar paraquedas, bloquear, etc. Tudo muito simples, um ótimo passatempo.




Vale citar: o Lemmings 95 funciona muito bem no WINE, caso queira conhecer os primórdios, ele é um "abandonware".

  • X-Moto (estilo Elasto Mania)

No Elasto Mania você controla um motoqueiro que precisa pegar todas as frutas da fase e ir para a saída, que é uma flor, sendo que a única coisa que não pode acontecer é tocar a cabeça do motoqueiro no chão ou no teto. O famoso jogo Trials se baseou nele em sua jogabilidade, já o X-Moto é exatamente igual. O incrível desse jogo é ver como o povo gosta de competir, ver a habilidade do pessoal batendo recorde mundial é foda.




Estes aqui foram só alguns exemplos de jogos simples, divertidos e gratuitos, disponíveis no repositório do Ubuntu. Lá tem vários outros que eu poderia citar, alguns clones, alguns remakes. Para quem quiser alguns a mais, tem o repositório do PlayDeb, para adicioná-lo é simples: Vá para a página oficial do Playdeb, clique no link em "Install the playdeb package", irá baixar o arquivo .deb, após o término do download basta executá-lo que será instalado automaticamente o repositório, depois disso acesse seu gerenciador de pacotes.

Para quem quiser ainda mais, tem a Steam disponível no repositório do Ubuntu, lá tem alguns bons jogos gratuitos para Linux, e obviamente pagos também. Mas para esse reservarei um post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário