segunda-feira, 28 de março de 2016

Programas alternativos aos do Windows

Muito do medo de mudar de sistema é ter que aprender a lidar com novos softwares, hoje em dia felizmente a gama é enorme de programas para Linux, sempre terá uma boa alternativa gratuita. Aqui vou listar alguns bons exemplos, todos disponíveis no repositório padrão do Ubuntu:

  • NAVEGADOR DE ARQUIVOS (alternativa ao Windows Explorer)
Nautilus: Toda distribuição vem com seu navegador de arquivos, o Nautilus é o padrão da interface Gnome e também do Ubuntu, ele é muito simples mas sem deixar de ser bonito.


Vale citar: Nemo (padrão do Cinnamon), Dolphin (padrão do KDE) e Caja (padrão do MATE)
  • NAVEGADOR DE INTERNET (alternativa ao Internet Explorer)
Firefox: O bom e velho Firefox, eterno concorrente do IE é normalmente o navegador padrão na maioria das distribuições.


Vale citar: Chromium, a versão "não-proprietária" do Google Chrome, este que também pode ser baixado, apesar que não no repositório oficial do Ubuntu.
  • PACOTE OFFICE (alternativa ao Microsoft Office)
Libre Office: Este pacote de aplicativos pode muito bem ser substituto do pacote da Microsoft, tanto é que eu preferia utilizá-lo mesmo no sistema Windows. Ele possui um ótimo editor de texto, o Writer e um ótimo editor de planilhas, o Calc. Apesar que muitos reclamam, posso ficar horas e horas argumentando, apontando méritos dele, ele é muito mais leve e prático de se usar. Coisas como tabelas, alinhamento, padronização é muito simples de se fazer. É um programa injustiçado por pessoas com preguiça de aprender, julgam porque a função x fica em uma posição diferente do da Microsoft, e o pior de tudo é que muitas vezes quem defende o pacote da Microsoft nem se quer pagam para usá-lo.


Vale citar: Google Docs, o serviço de escritório da Google, totalmente online e é basicamente compatível com qualquer navegador. Não posso esquecer de mencionar também a versão online do Microsoft Office, totalmente gratuito, funciona perfeitamente bem.
  • VISUALIZADOR DE PDF (alternativa ao Adobe Reader)
Evince: Programa extremamente leve, abre rapidamente qualquer PDF.


  • EDITOR DE TEXTO SIMPLES (alternativa ao Bloco de notas)
gedit: Editor de texto leve e objetivo, possui uma boa personalização.


  • EDITOR DE VÍDEOS (alternativa ao Movie Maker)
OpenShot: É até uma comparação meio injusta, pois o OpenShot possui ferramentas muito melhores e é bem fácil de se usar.


  • PLAYER MULTIMÍDIA (alternativa ao Windows Media Player)
VLC: Meu player de vídeo favorito em qualquer sistema, apresenta alta compatibilidade com os mais variados formatos, ótimo suporte para legendas, e para quem gosta de "mexer mais a fundo" opções é que não faltam.


Audacious: Player de áudio básico, com equalizador, playlists, tudo muito simples ao contrário da maioria que se encontra para Linux, visto que geralmente trabalham com bibliotecas inteiras, como um jukebox. O único defeito dele é a interface padrão se assimilar ao Winamp, o que é uma droga na minha opinião, para mudar vá em Arquivo e em Settings, mude a interface para Interface GTK.


Vale citar: Totem, SMPlayer, Gnome MPlayer, ótimos players de vídeo, todos muito leves. Rhythmbox, Banshee e Guayadeque, ótimos players para quem gosta de gerenciar a biblioteca.
  • EDITOR DE IMAGEM SIMPLES (alternativa ao Paint/Paint.net)
Pinta: É um "clone" do programa Paint.NET para Linux, realmente muito bom, fácil de se usar, trabalha com camadas, ideal para pequenas edições como recortes e filtros.


Vale citar: MyPaint, assim como o anterior é uma ótima alternativa para desenhos.
  • EDITOR DE IMAGEM AVANÇADO (alternativa ao Adobe Photoshop)
GIMP: Outro programa injustiçado, ele dá ferramentas o suficiente para realizar qualquer edição que quiser, e julgam ele por preguiça de aprender a usá-lo, na mesma situação do anterior: julgado por pessoas que preferem piratear o Photoshop. A primeira coisa que recomendo a fazer é ativar o modo de janela única, basta clicar em "Janela" e em "Modo de janela única"


  • EDITOR DE DESENHOS VETORIAIS (alternativa ao Adobe Illustrator)
Inkscape: Ótimo programa para desenhar, já me aventurei muito nele há algum tempo, hoje já não tenho tanta paciência porém para quem gosta é uma ferramenta completa.


  • GERENCIADOR DE DOWNLOADS (alternativa ao Free Download Manager)
uGet: Programa leve e prático de se usar, permite que pause e retome os downloads. A primeira coisa que recomendo fazer nele é alterar criar uma nova categoria de downloads, visto que ele salva no diretório Home por padrão, recomendo que mude para a pasta Download. Para usá-lo no Firefox, recomendo a instalação da extensão FlashGot.


  • TORRENT (alternativa ao uTorrent)
QBittorrent: Programa semelhante ao uTorrent porém sem tantos inconvenientes como o tal.


Vale citar: Transmission, programa torrent nativo do Ubuntu, muito simples, extremamente leve, é o programa que eu uso.
  • MONTADOR DE IMAGENS DE CD/DVD (alternativa ao Daemon Tools)
Furius ISO Mount: Monta ISO, IMG, BIN, NG e MDF, sem segredos. Para quem já usou algum programa do tipo, não terá dúvida alguma de como funciona.


  • GRAVADOR DE CD/DVD (alternativa ao Nero)
K3b: Um dos melhores gravadores disponíveis para Linux, funciona muito bem. Ele é o padrão do KDE.


Vale citar: Brasero, é o padrão do Gnome e também no Ubuntu.
  • LEITOR DE EMAILS (alternativa ao Microsoft Outlook)
Mozilla Thunderbird: Este já é velho conhecido, para quem gosta do gênero de software, com certeza já ouviu falar.


Vale citar: Evolution, foi por muitos anos padrão no Ubuntu.
  • CONVERSOR DE VÍDEOS (alternativa ao Any Video Converter)
Handbrake: Um dos melhores conversores de vídeo atuais, não só para Linux mas também para Windows


  • PROGRAMA CAD (alternativa ao Auto CAD)
LibreCAD: Este aqui não sei muito o que dizer, não sou "cadista", pelo mínimo que lembro de como se usava o Auto CAD, este programa atendeu as expectativas, muito leve e em português.


  • GERENCIADOR DE PARTIÇÕES (alternativa ao EaseUS Partition Master)
Gparted: Fácil de se usar, com suporte a vários sistemas de arquivos, pode-se redimensionar, formatar, dividir, etc





Nenhum comentário:

Postar um comentário