sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Forçar GPU a 100% (AMD)

   Eis o tutorial que me fez criar este blog, depois de muito pesquisar eu simplesmente não achei solução nenhuma em fóruns brasileiros, mal em fóruns estrangeiros, até que encontrei uma publicação falando sobre os perfis do catalyst e sobre o clock neles, a partir daí achei a solução para os meus problemas, divulguei em alguns fóruns mas sem sucesso. Ninguém ligou, talvez nem liguem para esse blog, mas quero deixar tudo registrado.
   Por que forçar a placa a rodar ao seu máximo? Eu tinha problemas com alguns jogos específicos em que as vezes a placa simplesmente insistia em ficar em "idle" (ou em modo 2d, como preferir) e não voltava ou demorava demais. Um deles era no Super Street Fighter IV AE, onde eu ia olhar a lista de movimento, a placa reduzia o clock e quando eu voltava ficava numa lentidão insuportável, este bug parou de ocorrer, não sei se foi atualização do driver ou no jogo. Outro era o emulador Dolphin, que simplesmente entrava em "idle" do nada e durante certa cena e agarrava tudo, mas também depois de algumas revisões isso não ocorre mais. Os problemas foram resolvidos mas ainda sim acho que devo divulgar a solução para que caso alguém tenha esse problema, possa resolver.
    Sem mais delongas, saiba que esse será um pouco enjoado. A ideia será o seguinte, criaremos dois perfis de configuração no catalyst, um com ele normal e outro a 100%. Recomendo que antes de começar, resete o catalyst (vá em preferências e restaurar padrões de fábrica) e depois ative o graphics overdrive. Feito isso, crie 2 perfis de configuração no CCC.
   
    Ao clicar em Adicionar ajuste padrão abrirá essa janela:



   Nessa janela o único campo que precisa preencher é o de "Nome:", se quiser colocar tecla rápida também, não há problemas. Como eu disse anteriormente criaremos dois perfis, no exemplo nomearei como "Modo 3d" e "Modo Padrão".
   Depois de criado abra a pasta: C:/Users/Seu_usuário/AppData/Local/ATI/ACE. Nessa pasta você encontrará o arquivo Profiles.xml, este é o arquivo padrão, e encontrará também a pasta Profiles. Clique com o botão direito em Profiles.xml e edite



   Assim que o bloco de notas abrir, selecione todo o texto (Ctrl+A) e copie (Ctrl+C).


   Feito isso, vá para a pasta Profiles, e encontrará os dois perfis feitos, edite o "Modo Padrão.xml", apague tudo o que está escrito e cole as configurações do Profiles.xml, salve e pronto, o perfil Modo Padrão já está ok. Agora faça o mesmo com o "Modo 3d.xml", edite, apague tudo e cole as configurações do Profiles.xml, feito isso agora vem a edição. Procure por CoreClockTarget, MemoryClockTarget, CoreVoltageTarget. Deixe os valores em want_0 iguais os valores de want_1. 


   Pode acontecer de ter mais valores em want, por exemplo want_2, nesse caso basta deixar os 3 (ou mais) valores iguais. No caso de Crossfire eu infelizmente não tive como testar, mas creio que deva ter outras variáveis de CoreClock, MemoryClock e CoreVoltage. Salve o arquivo e pronto.



   Clique com o botão direito no ícone do CCC ao lado do relógio, vá em invocar ajuste padrão, e aí está... Com apenas um click você controla o clock da GPU. Se quiser ver em ação abra o graphics overdrive e observe os ponteiros no topo da janela. 
   ATENÇÃO: Após usar o "Modo 3d" não se esqueça de voltar a placa para o padrão, pois irá esforçar a placa desnecessariamente. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário