quarta-feira, 9 de março de 2016

Mundo novo, vida nova! Bem vindo de volta Tux!

Sempre fui um curioso em tudo o que se refere a informática, porém como eu era novo e o único computador que eu tive acesso era compartilhado eu não pude fazer o que bem entendia. Mas eis que entre as "formatadas" do XP eu testei o Mandrake Freq. 8. Eu tinha lá meus 12 ou 13 anos, fiquei espantado, não sabia fazer nada nele mas era um sistema bonito e tudo respondia muito bem, as coisas eram difíceis naquela época, drivers então... Daí retirei o sistema e voltei para o XP, mas aquela curiosidade ficou. Depois disso surgiu o Kurumin, distribuição famosíssima brasileira, que épico era o sistema que rodava pelo CD, e bom porque eu não podia trocar o sistema do PC.

Depois de alguns anos consegui meu primeiro netbook, era bem fraquinho, não titubeei em colocar um sistema Linux nele, e como o Kurumin havia sido descontinuado conheci a distribuição mais importante de todos os tempos, o Ubuntu. Ótimo sistema, sem nenhum problema com drivers, facílimo de se usar. Foi passando o tempo, melhorando minha renda, e então comprei um notebook com uma APU capaz de rodar bons jogos, este notebook veio com Windows 7 (já existia o 8), e resolvi não tirá-lo por conta dos jogos. Vendi meu netbook, e fui embuchando minha biblioteca da Steam. Passou-se mais um tempo e de novo fiz um upgrade, vendi meu note e comprei um ótimo PC novamente com o Windows.

Neste momento já estava ciente de toda polêmica envolvendo a Valve e Microsoft, em que o Gabe Newell acusou a Microsoft de que esta estaria acabando com os jogos na plataforma. Não importei muito, pois era "só uma marolinha", mas dali surgiu a ideia do SteamOS e reacendeu minhas esperanças.

E então a Microsoft resolveu lançar seu sistema "gratuito", o Windows 10. Sistema que prometia ser o definitivo, melhor plataforma que jamais se viu, com o DirectX 12 e seus ganhos épicos de performance. Todos ficaram ansiosos, inclusive eu. Porém em seu lançamento foram só polêmicas, para quem estava acostumado a usar programas contra spywares, um sistema que já tem um embutido nele, é complicado. Surgiram problemas de compatibilidade com softwares antigos (comum na história do Windows), e alguns problemas de drivers esses que até hoje são comuns. Sim, há quem diga que não houve problemas, porém não fui desses felizardos. O que eu deveria fazer? Voltar para o 7? Foi o que eu fiz, meio indignado com a experiência, e puto com a inconveniência de insistirem para que eu voltasse para o 10, fiquei quieto.

Passado um tempo, anunciaram o UWP - Universal Windows Platform -, e como sempre, exclusivo para seu último sistema. Foi a gota d'agua.


Eu deveria ter seguido as profecias do mestre Gabe antes, mas tudo bem, tudo ao seu tempo. A partir deste ocorrido decidi migrar de vez para o sistema do pinguim, visto que todos meus aplicativos eram os open source, não foi difícil convencer minha esposa. Além do mais, 2016 está recheado de boas notícias, surgiu o Vulkan já superando em muito o OpenGL, lançamentos e anúncios de "ports" frequentes, Microsoft causando revolta de muita gente (inclusive gente importante), lançamento desastroso da sua loja. A minha biblioteca caiu bastante, mas estou confiante, a tendência é só melhorar, e agora só verão meu dinheiro quem quiser apoiar o SteamOS.

Concluindo: Mudarei o rumo do blog, focarei apenas no linux, algumas dicas para iniciantes, outras dicas para jogos, sejam nativos ou até mesmo emulados. Desculpe o "textão", abraços.

Como dizem: 2016 é o ano do Linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário