sábado, 15 de novembro de 2014

Remember Me

   Remember Me foi um jogo lançado em 2013 pela Capcom e que a crítica veio pegando pesado, com notas baixas e assim conseguindo uma média no Metacritic entre 65~70 dependendo da versão. O que na minha opinião é um completo absurdo, não sei porque ele é tão underrated.
   O jogo se passa no futuro, ano de 2084 em neo-Paris. A história se passa em torno de Sensen, que é um implante cerebral que permite que a pessoa faça um upload de suas lembranças através de uma rede, e assim garantindo que suas memórias nunca serão esquecidas, ou também esquecer as memórias ruins. Porém as coisas não saem bem, pessoas se viciaram em memórias, algumas se degeneraram e sofreram mutações, e é claro, sempre terá gente que se aproveita de tamanho poder. Através do Sensen é possível também alterar as lembranças das pessoas. O jogador controla Nilin (adoro esse nome) uma especialista em manipular as lembranças, que estava presa e teve sua memória parcialmente apagada, porém antes de apagarem completamente ela consegue fugir, e sai a procura de quem ela era.


Nilin

   Começando pela parte ruim:
  • LINEARIDADE: pra mim não há problemas em um jogo ser linear, mas confesso que neste me incomodou. Entra em uma sala e logo fica preso, várias paredes invisíveis, e não fica um instante sem saber o que fazer, porque está tudo muito óbvio.
  • SISTEMA DE LUTA: o jogo adota um sistema interessante em que consegue personalizar os combos, por exemplo, mistura golpes mais fortes, e golpes que recupera a vida (?), quanto maior o combo, os últimos golpes são mais efetivos. Apesar de legal, torna o jogo muito fácil. Se deixar os golpes que recuperam vida no final dos combos maiores, você teoricamente não morreria.
  • DIFICULDADE: como disse acima, o jogo é bem fácil, se for um jogador mediano já pode colocar no nível mais alto.
  • PUZZLES: por ser um jogo tão linear, eles deveriam ter investido mais em puzzles. Vou classificá-los em dois, os para chegar em um ponto que são uns 4 ou 5 mas fáceis (um deles é uma charada, boa) e os que manipula uma lembrança que é o charme do jogo, porém esses são usados apenas quatro vezes, o que é uma pena, pois pra mim deveriam ter usado pelo menos o dobro de vezes. 
  • RUÍDO NOS GRÁFICOS: o jogo tem um gráfico lindo, ambientação perfeita, porém não sei porque diabos a Capcom decidiu em colocar ruído na imagem. Como se você tirasse fotos com uma câmera e escolhesse o ISO máximo
Belíssima Neo-Paris

   Este jogo, apesar de algumas falhas, é incrível! Pelo o que eu disse ele parece ser um joguinho qualquer, mas não é! O jogo é uma obra prima, até hoje nunca um jogo teve uma história se quer parecida, o fato de poder alterar a lembrança na mente de uma pessoa e induzir a fazer algo é simplesmente genial. Lembra muitas vezes o filme Inception, porém trocando os sonhos por lembranças (o que na minha opinião é mais interessante). As partes em que entra nas mentes é simplesmente perfeito, coisas pequenas podem ser alteradas fazendo mudanças drásticas no rumo da lembrança, é na base da tentativa e erro, vai tentando até conseguir o objetivo. O gráfico do jogo é ótimo, ambientação da Neo-Paris é incrível. Quanto ao áudio, a coisa oscila um pouco, em alguns momentos apresenta uma boa trilha, mas em combates é bem chatinha, fora que as vezes acontecem uns bugs. A jogabilidade é boa, não é nada a ser destacado até porque é muito simples.


Nada como destruir a lembrança de alguém

Joguei com controle de Xbox 360 no PC:
    FX6300@4.4Ghz
    8GB RAM
    HD7850

   Configurações no jogo:
    Resolução: 1920x1080
    Sincronização vertical: Ligada
    Superamostragem: Desligada
    Suavização de bordas: Alta
    Qualidade dos gráficos: Alta
    Qualidade da sombra: Alta
    Gamma: 50%
   
   Adicionais:
    Catalyst Control Center: Usar as configurações do aplicativo, alterar o AA causa "LAGs"
    MSI AfterBurner: Framerate Limit 59, Custom Direct 3d Support: OFF
                                  On-Screen Display Support: OFF
    SweetFX: Usei a configuração do K-putt'e

   O jogo flui muito bem, ficando estável em 59 FPS. Pra quem gosta de originalidade, é uma boa pedida. Recomendo demais a compra, e por ser um jogo "datado" é fácil encontrar ele em promoção, fique atento e já ponha na lista de desejos.

Quer dar uma força ao blog? Dê um like na minha review na Steam. Grato! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário