terça-feira, 29 de março de 2016

Como executar programas do Windows (básico)

No meu último post sobre programas alternativos aos do Windows, citei dezenas de ótimos programas para que sua necessidade seja saciada. Porém, contudo, todavia, há quem não tem a mínima vontade de usar algo novo, e para esses o recurso é utilizar o WINE, que nada mais é que uma camada de compatibilidade para se usar programas desenvolvidos para Windows.

WINE é sigla de Wine Is Not an Emulator, ou seja WINE não é um emulador, e pelas definições de emulador, ele não é mesmo, pelo simples fato de ser exatamente a mesma plataforma. É como se você usar o Windows 10 e executar um programa de compatibilidade com Windows 98.


O uso dele é bastante simples, você precisa instalar ele e... só! Já pode sair executando seus softwares desejados. Para instalá-lo basta abrir a central de programas e procurar por WINE ou por Windows e clicar em instalar.

Não há muito o que se preocupar com ele, mas é interessante saber de seu funcionamento. A primeira vez que executar qualquer programa, ele criará um novo prefixo, que é onde ficará a estrutura semelhante ao do Windows com suas próprias DLLs. Esse "C:/" simulado é encontrado no diretório ".wine", na sua pasta pessoal. Como ela é uma pasta oculta, basta você apertar Ctrl+H para que o Nautilus passa a exibir tais diretórios. Para configurá-lo basta abrir o winecfg, onde pode personalizar diretórios, drives, se terá uma área de trabalho virtual, etc.

Caso tenha um programa em mente e esteja curioso para saber se roda ou se precisa de alguma coisinha para rodar, basta procurar no site do WINEHQ, lá tem um grande banco de dados com programas e jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário