quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Emulação e pirataria

     Emuladores são uma "obra de arte" na programação, uma arquitetura simular outra é fantástico, ver trabalhos como o Higan e o Dolphin e o quão habilidoso são os programadores, é de outro mundo. Mas sempre que se vê alguma matéria sobre emuladores, sempre há aqueles que crucificam alegando que quem faz isso está prejudicando o mercado de games, dizendo que apesar de que os emuladores são "legais" (juridicamente falando) para ter um "backup" do console e jogo que o usuário possui, ninguém respeita. 

     Bom, seria hipocrisia negar isso, mas vamos levantar alguns aspectos. Antes de começar, vou deixar essa mensagem da página oficial do Jordan Mechner, o gênio por trás do Prince of Persia:

Ele deixou ué... ¯\_(ツ)_/¯

"For purists who'd like to play the original DOS, Apple, or C-64 games just as you remember them... well, they're out there, but I can't tell you where."
     "Para os puristas que gostam da versão original de como se lembra, eles estão aí, só não posso dizer onde", o que dizer sobre isso? O jogo não é mais vendido, não pode ser mais vendido, que lucro ele terá? Nenhum.




Beleza! Quando chegar me avise!



  •      Primeiro ponto, jogos que não são mais lucrativos: Hoje em dia está cada vez mais difícil comprar jogos originais da 6ª geração para trás, em grandes lojas é muito difícil, restando apenas vendedores em sites como mercado livre, em que você vai pagar por um produto superfaturado, e que nem a desenvolvedora vá ganhar com isso. Sem contar que com esse investimento está arriscando a ficar sem console, pois manutenção em PSOne por exemplo, estará cada vez mais escaço.


Embrulhe para presente
  •      Segundo ponto, plataformas jurássicas: novamente o único recurso é mesmo apelar para o mercado livre e estar sujeito a superfaturamento, e novamente a empresa não ganhará nada.
  •      Terceiro ponto, plataformas sem suporte ao país: Estou falando de você Nintendo! Tenho um 2DS e por muito pouco não comprei um Wii U, fiz minha conta canadense para que futuramente vinculasse a um Wii U, mas e aí? O Wii U fugiu do país, desfiz do meu cartão internacional e agora meu 2DS tá "encostado". Não tenho nem como comprar! Por que eu apoiaria uma empresa em que para ela, pessoas "como eu" não dá lucro nenhum?


Arquivos da versão Steam do Tomb Raider

  •      Quarto ponto, sistemas operacionais obsoletos: Aqui rola meio que uma grandiosa contradição, ao comprar algum jogo de MS-DOS seja na Steam (como o primeiro Tomb Raider) ou no GOG, os jogos vem com o DosBOX instalado e configurado. Sendo que o mesmo não é vendido para o Linux, e usando basicamente a mesma máquina virtual. Já que comprei, acho que tenho direito de usar onde eu quiser! Outro ponto são jogos para Windows que não são mais vendidos, e que rodam melhor no Wine do que no próprio Windows.

     Esses são meus pontos de vista em relação ao que está "a salvo do pecado", não acho mesmo que o usuário tenha que penar tanto sendo que não gerará nenhum lucro para ninguém. Na minha opinião só mesmo consoles da 7ª geração para frente não devem ser emulados, é tão fácil comprar jogos no PS3/PS4/X360/XO que não merecem desbloqueios e emulação (um dia, inegavelmente irá acontecer, o do PS3 está a caminho), pois dão suporte para nós brasileiros, é fácil ter uma conta brasileira e colocar créditos com cartões pré pagos, comprados com boletos. Outra coisa também são os jogos que ainda se encontram à venda, como clássicos do PSOne e PS2 vendidos na PSN, clássicos do Mega Drive que são vendidos na Steam por exemplo.

     Agora uma viagem: imagine se houvesse um comércio legal de ROMs, algo como o GOG faz com os jogos de DOS, seria demais! :)


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário