quinta-feira, 24 de março de 2016

Qual distribuição usar?

As distribuições atuais procuram ser bem amigáveis com o usuário, tanto para testá-las, quanto para instalar, seja em um HD limpo ou paralelamente com outro sistema operacional, sendo Linux ou não, inclusive podem ser instalados em um dispositivo USB, sendo possível carregar um sistema completo, com seus documentos e seus softwares em um simples pendrive, ou então gravar em um CD/DVD, sendo bem útil no caso de alguma "emergência".

Bastar baixar a ISO da sua distribuição desejada, lembrando sempre de baixar somente pelo site oficial, e gravar em um CD ou DVD utilizando o software que preferir, ou instalar em um pendrive. No Linux geralmente há um software pré-instalado para gravar distribuições no dispositivo usb ou então usar um gravador de mídia qualquer e apontar para o dispositivo que funciona bem, no Windows há vários programas que permitem gravar a imagem no pendrive, um que eu costumava usar era o Universal USB Installer, programa ridiculamente simples de se usa.


  • Qual distribuição usar?
Se você tem alguma dúvida, é bem porque ainda está entrando no mundo Linux, então serei o mais direto o possível: Ubuntu. Ele é de longe a distribuição mais utilizada no mundo, e por consequência de seus méritos é o também o mais difundido na internet, qualquer dúvida é fácil de ser esclarecida. Essa fama dele não foi a toa, ele é ridiculamente fácil de se usar, vem completo, muito dificilmente sentirá falta de algum software, se precisar instalar algum, ele carrega consigo uma Central de Programas bem completo, que com dois cliques já instala o programa desejado. Outro detalhe importante (criticado por alguns) é que ele permite a instalação de drivers proprietários de forma muito prática.


 O Ubuntu possui um visual bem peculiar, ele é muito bonito mas como gostos são gostos e hardwares são hardwares felizmente tem diversas versões para atender a todo mundo. As opções são: Ubuntu GNOME com o ambiente Gnome, Kubuntu com o KDE, e para PCs mais antigos, Xubuntu com XFCE que ultimamente não é mais TÃO leve como costumava, mas ainda assim é uma boa, Lubuntu com LXDE que particularmente acho bem feinho e por fim Ubuntu MATE que vem com a interface MATE, minha favorita, levíssima, bonita e extremamente customizável (veja Introdução ao Linux).


Seria um pecado eu apenas apontar para "Ubuntus" por aqui, o principal concorrente (no bom sentido) é o Fedora, que é muito utilizado e também é fácil de encontrar ajuda pela internet, extremamente estável, ele é o bom moço da turma, não carrega nenhum tipo de software proprietário, o que acaba perdendo um pouco em usabilidade para iniciantes em relação ao seu "rival" (mas é fácil de ser contornado).


Linux Mint é uma ótima distribuição, ela é baseada no Ubuntu, pegou tudo de bom e aprimorou, já traz consigo codecs e programas proprietários para facilitar ainda mais para o usuário (no Ubuntu é oferecido como uma opção durante a instalação), possui mais repositórios para aumentar ainda mais a gama de softwares. Muitos dos usuários do Ubuntu migraram para o Mint quando o Ubuntu largou a interface Gnome 2 e passou a usar Unity, o que na minha opinião é besteira mas cada um faz o que quer. Um grande mérito também é que a equipe de desenvolvimento é muito caprichosa, o S.O. é muito bonito. Pode-se dizer que é a "casa" dos ambientes MATE e Cinnamon (veja Introdução ao Linux).



Arch Linux é uma distribuição um pouco mais avançada, porém sua comunidade cresce exponencialmente, é a distribuição mais famosa que utiliza o método de atualização rolling release (veja Introdução ao Linux). Tem muito conteúdo na internet também, é uma boa para quem gosta de se aventurar com softwares.

Há outros como ElementaryOS, OpenSUSE e Manjaro que mereciam ser citados, mas eu ficaria eternamente citando nomes. Concluindo: Teste, mas teste mesmo, fique a vontade! É de graça! Teste-os e veja qual mais te agrada, ou qual roda melhor em seu PC, vai que você decida instalar e fazer de um deles seu S.O. padrão? Boa sorte, seja bem vindo ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário