sábado, 8 de novembro de 2014

Como executar um programa em modo de administrador burlando o UAC

   O UAC (User Account Control) é um ótimo sistema de proteção incluso nos últimos windows lançados, que basicamente "tira a culpa" do sistema. Por exemplo, se alguma coisa for alterar algo no sistema ele avisará que tem um programa de origem tal, querendo permissão para instalar. Porém esse aviso pode se tornar incômodo com o tempo, vou aqui mostrar um método simples para burlar isso usando o agendador de tarefas no Windows 7.
   Abra o menu iniciar e procure pelo agendador de tarefas, execute e verá a seguinte tela:
    
   Clique em Biblioteca do agendador de tarefas, e aí estará listado várias tarefas. Uma coisa importante observar é se não há algum programa intruso, se houver basta deletá-lo.


   Clique em Criar tarefa e abrirá a seguinte janela:


      Aqui se define o nome da tarefa, no exemplo criarei uma tarefa para executar o MSI Afterburner, mas pode ser qualquer um. A caixa "Executar com privilégios mais altos" deve ser marcada para assim "burlar" o UAC. Verifique na aba Configurações se a caixa "Permitir que a tarefa seja executada por demanda", é padrão. Agora vá em Ações e clique em Novo, abrirá a seguinte janela:


   Em ação escolha "Iniciar um programa", e em Programa/script procure pelo executável desejado. Agora vou mostrar como fazer para que o programa inicie com o sistema automaticamente em alto privilégio, se não for sua intenção apenas ignore. Vá na aba Disparadores e em Novo, verá a seguinte tela:


   Em Iniciar a tarefa escolha "Ao fazer logon" e em Ok e Ok. Pronto, iniciará em alto privilégio. Para criar um atalho e rodar a tarefa, basta criar um atalho com o seguinte comando: schtasks.exe /run /TN "nome da tarefa" (no exemplo é "MSI Afterburner"). Feito isso não terá de encarar mais a telinha inconveniente do UAC quando for executar em modo de administrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário