sexta-feira, 7 de novembro de 2014

MSI Afterburner

   Falarei um pouco sobre esse GLORIOSO aplicativo chamado MSI Afterburner. Farei esse tópico pois mencionarei ele em outras oportunidades, e é sempre bom alinhar as coisas primeiro. Ele é um programa gratuito, em parceria do Guru3D e a MSI, ele faz overclock, benchmark, stress test, monitora, captura screenshot e vídeo. Apesar de ser da MSI (minha placa é MSI, mas não vem ao caso) o programa funciona em placas de qualquer marca, sendo da AMD ou NVIDIA. Recomendo desativar outros programas que possam estar monitorando os jogos, tipo FRAPS ou o RadeonPro. Quanto a este RadeonPro, devo dizer que amava esse programa, principalmente pelo Double Vsync, por forçar a placa a 100% e o SweetFX. Porém é um programa obsoleto, peca em compatibilidade com programas x64, as vezes não monitorava sem razão alguma, e também não enxergava programas rodados em alto privilégio (adm). O desenvolvedor foi para o Raptr (também conhecido como AMD Gaming Evolved), e deixou o RadeonPro às traças, se tivesse pelo menos deixado o código aberto, hoje teríamos uma ótima solução para Radeon... O jeito é torcer para que os recursos vão para o Raptr, o que é muito difícil de acontecer.
   Eis a tela principal do programa, pode mudar um pouco mas isso é de acordo com a skin:



   À esquerda, naquele "K" você aciona o Kombustor, que é o stress test, um ótimo teste para saber se a placa aguenta bem o overclock, elevando ela ao máximo. Ao topo tem a especificação da placa e pouco mais à direita no "i" tem informações mais detalhadas. Mais à direita tem o gráfico de atividade da placa, temperatura, uso, clock e FPS. E abaixo estão os perfis, você pode criar até 5 perfis de overclock no Afterburner. Mas atenção: ao contrário do CCC, o afterburner permite que o over ultrapasse o limite imposto no CCC e também permite alterar a tensão aplicada. Se você aumentar a tensão demais é ADEUS, queimou, já era. Do lado dos perfis tem as opções e gostaria de destacar esta:


   Aqui você controla todas informações que quer ver no jogo, no caso eu escolhi a temperatura, o uso, o clock da placa e o FPS. Pode também colocar uso da RAM e de cada núcleo da CPU.
   O Afterburner carrega essa perolazinha chamada RivaTuner Statistics Server:


   Este é o responsável por monitorar os jogos, nele você personaliza como quer ver os números, cor, tamanho, etc. Tem também um detalhezinho muito importante, que é o Framerate Limit, onde você consegue travar os jogos à um certo FPS, o que é muito útil no caso do jogo oscilar demais, travar a 30FPS por exemplo. Não se esqueça de clicar na chave inglesa ali e selecionar o suporte para aplicativos em 64 bits.
   E é isso, o programa é ótimo, ele se adapta muito bem. As configurações vistas aí são as que eu uso, e explicarei o porque quando eu falar sobre o Vsync e SweetFX. A versão atual enquanto eu escrevia é 4.0.0, se quiser baixar clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário