domingo, 27 de março de 2016

Como instalar programas no Linux

Hoje desmistificarei uma das coisas que mais afastam usuários do sistema livre, a instalação de programas. É um absurdo o tanto de mentiras que pessoas leigas dizem, que precisa de dezenas de códigos para executar uma simples instalação.

Atualmente a grande maioria dos programas ficam em um repositório, esse que por definição é um local onde se guarda coisas, no caso software. A comunidade ou a empresa por trás da distribuição fica responsável por definir os softwares que estarão disponíveis ali, e fornecerão atualização sempre que for importante (no geral a preferência é por estabilidade e não pelo mais atual), caso a distribuição não tenha um determinado software, nada impede de ter um repositório de terceiro, e dali ter sempre o software mais atual.

Central de Programas do Ubuntu 15.10

Para acessar os repositórios, as distribuições vem com algum gerenciador de pacotes, onde é possível navegar visualmente, onde pode procurar pelo tipo de software que deseja, como programas multimídia, escritório, internet, jogos, etc. No Ubuntu, o programa responsável é a "Central de programas do Ubuntu", o que particularmente eu não gosto e recomendo a instalação do gerenciador de pacotes Synaptic, ou então usar o terminal para agilizar as coisas. Sabe como é né?

Outra forma para instalar é através de um arquivo executável, pode ser um pacote tipo DEB ou RPM dependendo da sua distribuição, ou algum script executável. E por fim a temível compilação.

Falarei brevemente de cada um.

  • POR REPOSITÓRIOS:
Usando gerenciador de pacotes: No Ubuntu o programa padrão é sua Central de Programas, muito simples de se usar, basta abrir, navegar pelos gêneros ou buscar pelo programa desejado. Apertar instalar, digitar sua senha e voilà, pronto para uso.

Pesquisou -> Instalou.

Repositório de terceiros: O Ubuntu utiliza repositórios do tipo PPA, não é raro achá-los na internet pois são bem comuns atualmente. Apesar de ser possível adicioná-los pela Central de Programas, recomendo fortemente o uso do Synaptic (instale-o pela Central de Programas :P). Com o link do PPA "em mãos" abra o Synaptic, clique em configurações e em repositórios.

PPA do emulador Dolphin

Vá para a aba Outros programas e clique em adicionar, digite o endereço do PPA e clique em Adicionar Fonte, e depois em fechar. Na janela principal clique em recarregar, lá em baixo terá a o botão Origem, lá você encontrará seus repositórios organizadinhos, com seu programa favorito sempre na versão mais atual.

Todo o conteúdo do PPA listado

Usando o terminal: É opcional usar o terminal, isso aqui será apenas para que saibam. No Ubuntu o programa responsável por fazer isso por linhas de comando é o apt. Seu uso é muito simples, dê a permissão de root, chame o apt, dar o comando desejado e o nome do programa. Pode parecer complicado, mas é muito mais rápido de se executar.

Como instalar o VLC

Comandos comuns (sem aspas ok?):

"sudo apt-get update": atualiza o banco de dados de aplicativos;
"sudo apt-get upgrade": atualiza os programas quando disponíveis novas versões;
"sudo apt-get install nome-do-programa": instala o programa desejado;
"sudo apt-get purge nome-do-programa": remove o programa desejado (pode-se usar "remove");
"sudo apt-add-repository ppa:link-da-ppa": adiciona o repositório desejado, após esse comando é necessário utilizar o comando update para que o banco de dados seja atualizado;
"sudo apt-get autoremove": quando se baixa um programa, esse pode precisar de baixar pacotes de dependências para que ele possa ser instalado, uma vez instalado esses pacotes ficam inúteis no sistema e podem ser seguramente apagados, o comando autoremove apaga eles de vez.
"sudo apt-get autoclean" e "sudo apt-get clean": apagam arquivos .deb que estão obsoletos no cache.

  • POR EXECUTÁVEIS:
Arquivos DEB/RPM: Está cada vez mais comum a distribuição de arquivos nesses formatos, basta abri-los e instalá-los... Simples assim.

Google Chrome como exemplo

Arquivos de script: Não há como listar todas extensões aqui pois há muitos e aí complica um bocado, mas no geral basta executar e o script faz o resto do processo. No Ubuntu o gerenciador de arquivos é o Nautilus, provavelmente será ele em qualquer outra distribuição que use Gnome. Nele deve-se permitir a execução de scripts como arquivos executáveis, essa opção é desabilitada por padrão por motivos de segurança. Para fazer isso clique em Editar e em preferências, com a janela aberta clique na aba Comportamento, marque "Perguntar cada vez" quando um arquivo de texto executável for executado e pronto, abra o arquivo e siga o procedimento indicado.


Caso o programa não seja detectado como um executável, clique com o botão direito nele, vá em propriedades, com a janela aberta, vá para a aba permissões e clique em "Permitir execução do arquivo como um programa". Pode ser necessário precisar de permissão de administrador, neste caso não há muito recurso, precisa executar o arquivo pelo terminal usando o comando sudo, ou abrir o navegador de arquivos pelo terminal usando sudo (por exemplo "sudo nautilus"), aí você navega até a pasta já como root.

  • COMPILAR PROGRAMAS
Este infelizmente não há como eu ajudar, pois cada programa é peculiar, você precisa saber do que o programa precisa, de quais dependências precisará ser baixada, se precisará de um comando extra, qualquer coisa do tipo, seria ótimo se todos fossem baseados no comando make e make install, porém não é. Todo programa que precisa ser compilado há uma documentação por trás dele, e ali terá as informações que você procura.

Se você acha que isso é o fim do mundo, saiba que tais programas também podem ser compilados no Windows, e digo para você que é bem mais burocrático compilar no Windows, sério, é chato. Hoje em dia basicamente todos os programas são facilmente instaláveis, e só compila quem quiser, é opcional, serve apenas para o conhecimento ou então para usuários avançados que gostam disso.

  • DESINSTALAR PROGRAMAS
Caso alguém tenha dúvidas de como desinstalar, é muito simples, basta fazer o processo inverso,

Abra seu gerenciador de pacotes favorito, procure pelo pacote que deseja desinstalar e nele terá a opção de remover. No caso do Ubuntu, basta você procurar pelo programa através da dash do sistema, clicar com o botão direito e depois em Desinstalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário