sexta-feira, 1 de abril de 2016

Guia de REDES

Vou falar um pouco sobre redes, como conectar, configurar (se necessário), compartilhar arquivos e compartilhar a internet.

  • Conectar a uma rede

Cabeada: este é plug n' play, conectou o cabo de rede e está pronto. Caso queira mudar alguma configuração como usar IP fixo por exemplo, ou você clica no ícone da rede ao lado do relógio e vá a opção Editar conexões, ou vá em Configuração do Sistema e em Redes, este segundo é o que eu usarei para os exemplos.


Depois de aberto as configurações de Rede, vá em "Com fio" e em Opções, na janela que abrir clique na aba Configurações IPv4, escolha o método manual e defina suas configurações

Wi-Fi: este também é bem simples, clique no ícone de rede ao lado do relógio e lá estará as redes disponíveis, clique na rede desejada, insira a senha e pronto. Caso a rede seja oculta, clique em "Conectar a uma rede Wi-Fi oculta..." crie  uma nova rede com o nome do Wi-Fi e pronto. Para configurar é a mesma coisa da rede cabeada, abra Rede, clique em Sem fio e no canto direito em frente ao nome da rede há uma seta para a direita para exibir os detalhes da conexão, clique em configurações. Na janela aberta vá em Configurações IPv4, escolha o Método Manual e faça suas configurações.


  • Compartilhamento de Internet

Conexão cabeada por Wi-fi: Caso seu roteador esteja com algum problema, você pode utilizar seu PC/Notebook para criar uma rede wireless, e passar a sua conexão por cabos para seus smartphones, consoles, etc.

Para fazer isso é simples, abra a central de Rede, em "Sem fio" clique no botão "Usar como ponto de acesso...", pedirá uma confirmação e pronto, lá terá os dados da rede e a senha.


Uma coisa inconveniente é que não consegue substituir a senha por ali, você precisa clicar no sinal de Wi-Fi  ao lado do relógio, clicar em Editar Conexões, depois em Hotspot e em editar, na janela que abrir clique na aba "Segurança Wi-Fi", ali você poderá colocar a senha que quiser.


Conexão Wi-Fi por cabeada: Este é um cenário um pouco mais peculiar, caso precise de internet em um computador que não tenha Wi-Fi, você pode usar seu PC/Notebook como um ponto de acesso. No meu caso eu uso porque tenho um PS3 com a placa wireless queimada, ou seja sem Wi-Fi e sem Bluetooth, então ligo ele no meu PC para assim poder conectar ao Wi-Fi.

O processo é muito simples, é exatamente o mesmo para configurar o IPv4 que citei acima: Abra configurações de Rede, vá em "Com fio" e em Opções, na janela que abrir clique na aba Configurações IPv4 e em método selecione "Compartilhado com outros computadores". Aqui eu não vejo muito como configurar, logo o recomendável é que no "cliente" esteja configurado como automático.


  • Compartilhamento de arquivos

Utilizando o Nautilus é bem simples de fazer, clique com o botão direito em uma pasta qualquer e vá em "Compartilhamento de rede local". Aparecerá uma janela assim:


Marque a caixa "Compartilhar esta pasta", a primeira vez que realizar esse procedimento, o sistema pedirá que instale o programa Samba, aceite, e depois de concluído, feche e repita o procedimento. Em Nome do compartilhamento coloque o nome desejado que será exibido em outros computadores, dê preferência a nomes sem acento, sem caracteres especiais e um nome curto. Em comentário pode deixar vazio. As caixas abaixo são claras, a primeira é para definir se poderá escrever ou editar arquivos na pasta, e a segunda é para não exigir nome de usuário, fica tudo a gosto do cliente.

Para acessar as pastas compartilhadas na rede, basta clicar em "Navegar na rede" no Nautilus, sem segredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário