sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Overclock da GPU (AMD)

    Fazer um overclock na GPU é consideravelmente mais simples que a do processador, isso porque com os programas atuais você pode alterar ela e testar em tempo real. Antigamente costumava-se fazer alterações na "bios da gpu", mas isso hoje em dia não se faz. Neste simples tutorial vou mostrar rapidamente como se faz over usando o Catalyst. Há alternativas como o MSI Afterburner, que é ótimo, porém em alguns casos ele teima de não atuar, já no CCC é quase certo de funcionar bem.
   Vamos lá, pode variar de sistema para sistema, mas no fim é tudo a mesma coisa, abra o CCC (clique com o botão direito na área de trabalho e em "AMD Catalyst Control Center"), vá em desempenho e em AMD OverDrive




    Se a visualização estiver muito diferente clique em preferências e em exibição avançada. Nesta janela habilitamos o overclock ativando o AMD OverDrive, depois basta acionar o Graphics OverDrive. Ali tem também o CPU OverDrive, que serviria para realizar o overclock na CPU, porém no meu caso não deu certo, é eu ativar e crash independente da configuração no setup da bios. Veja bem, não estou dizendo que não funciona, eu tinha um notebook com o processador A6 (muito bom processador) e funcionava que era uma perfeição! Eu quis apenas mostrar no post anterior como é o mais comum a se fazer.
    Prosseguindo: Depois de ativado, abra o Graphics OverDrive


  Nesta janela você verá ao topo os clocks e temperatura atuais, ao centro um gráfico mostrando a "periculosidade" do over, e no resto teremos:

  • Configurações de clock da GPU e Configurações de alto desempenho do clock da memória: aqui está autoexplicativo, você define a velocidade do clock da GPU, lembrando sempre do cuidado para ela não sobreaquecer, minha placa possui um bom sistema de refrigeração.
  • Configurações de limite de energia e Ativar controle manual da ventoinha: são duas opções arriscadas, recomendo deixar em 0% e automático respectivamente. 
   Depois é só aplicar e curtir alguns FPS a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário