sábado, 8 de novembro de 2014

SweetFX

   O SweetFX é um programa de pós processamento que pode ser aplicado em jogos DX9, DX10 e DX11, no qual você pode adicionar filtros como anti aliasing, bloom, HDR, calibrar cores, etc...
   Com esse tópico encerro uma parte do meu blog, que é aprimorar o máximo da jogatina para quem está entrando no mundo da Master Race, ensinei a fazer over na CPU, na GPU, a forçar clock na GPU, mostrei como usar o Afterburner, reduzir o input lag com o vsync, e como descobrir se o jogo é x64 ou x86. E agora vou ensinar como embelezar o jogo, que já está o mais fluido possível.
   O SweetFX é composto por 5 arquivos e uma pasta, que devem ser instalados no mesmo diretório do arquivo executável, simples! A versão que estarei utilizando aqui é a do Boulotaur2024, porque é a mais compatível e a única com suporte à x64, desde que substitua os dlls padrão pelos x64.
   Para configurá-lo basta editar o SweetFX_settings.txt. Em choose effects você escolhe os filtros ativando ou desativando (1 ou 0), e abaixo estão as configurações avançadas de cada filtro. Não irei aprofundar tanto, mas deixarei links bem esclarecedores ao final. Falarei um pouco dos que são importante:

  • SMAA, FXAA, LUMASHARPEN: são todos para eliminar o serrilhado da imagem.
  • BLOOM: faz as luzes "brilharem" mais, uma explosão de luz.
  • HDR: simula o visual das imagens em HDR
  • LEVELS: nele é definido os pontos brancos e pretos, a partir de certo nível o branco (não tão branco) fica totalmente branco e um preto (não tão preto) totalmente preto.
  • MONOCHROME: deixa o jogo em preto e branco, eu uso só para ter certeza de que foi aplicado
  • VIBRANCE: regula a inteligentemente saturação da cena
  • CURVES: controla o contraste
  • SPLITSCREEN: ele divide a tela, onde fica fácil de comparar o antes e o depois dos filtros
   O único problema do SweetFX é que ele não trabalha junto a outros programas monitorando, como o FRAPS, ou o Afterburner por exemplo. MAS, para esse segundo há uma solução. Basta ativar o Custom Direct3d Support:


   Recomendo colocar a configuração no perfil Global, porque assim dá liberdade para instalar o SweetFX em qualquer jogo. Porém "nem tudo são flores", esta opção costuma dar erro em vários jogos. Para esses jogos, crie um perfil para eles e desative o Custom Direct3d Support. Neste caso, se você quiser usar o SweetFX precisará desativar também o On-Screen Display Support, se quiser ver os FPS no jogo deixe-o ativado, porém perderá o SweetFX. Independente da configuração feita, não interfere em nada o Framerate Limit.
   Minha opinião: o SweetFX é crucial, você tem uma boa melhora gráfica e quase nada de queda de desempenho, dos filtros os que eu uso são FXAA, LUMASHARPEN, VIBRANCE, CURVES. Não uso o SMAA porque na minha opinião, o conjunto de FXAA e LUMASHARPEN é mais eficiente. No CCC eu deixo o anti aliasing forçado (substituir configuração do aplicativo) em 2xEQ e multiamostragem adaptiva, este EQ é uma boa jogada da AMD, neste caso tem um desempenho semelhante ao MSAA2x e visual semelhante ao MSAA4x.
   Links:
SweetFX Shader Suite - aqui fala sobre cada um dos filtros e suas configurações
SweetFX Configurator - página oficial
SweetFX Settings Database - comunidade com configurações específicas para cada jogo
SweetFX 1.5.1 Boulotaur2024 - download do SweetFX
SweetFX Editado - é o mesmo do acima, porém separei em pastas distintas o x64 e x86, com configurações minhas também

Nenhum comentário:

Postar um comentário